segunda-feira, 25 de maio de 2009

Invisível e Onipresente

Texto publicado na terceira edição do anuário cultura franciscana e escrito por mim (FABIANO LUIZ GONÇALVES).

Uma reflexão sobre a tecnologia


Hoje é muito difícil pensar em um mundo sem tecnologia. Ela está por todos os lados, mesmo que você não consiga ver. Tornamo-nos dependentes das inúmeras facilidades e comodidades que são possíveis graças aos mais novos recursos. Será?

Vamos fazer algumas reflexões e claro, contextualizar isso para a prática educativa. A evolução tecnológica possibilita novas experiências, novas facilidades, novos serviços, enfim, é um mar desconhecido que navegamos a cada dia sem orientação e sem saber exatamente para onde estamos indo.

Para que tanta tecnologia?
Para a Associação Cultura Franciscana (ACF) a tecnologia é algo que viabiliza uma possibilidade, ou seja, está a serviço. E no nosso caso, ela está a serviço do processo de ensino-aprendizagem. Na ACF, procuramos implantar ferramentas tecnológicas que possibilitem novas experiências e principalmente que atendam à necessidade dos nossos estudantes, familiares e educadores.

Foi assim, buscando soluções, que surgiu o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.acf.org.br/virtual - um ambiente que não tratamos com foco, e sim como ferramenta que proporciona novas possibilidades. A aceitação do ambiente por nossos estudantes foi imediata, isso se deve a apresentação visual e aos recursos que são semelhantes aos utilizados por sites já conhecidos por eles.

Em 2008, muita coisa foi realizada. Foram projetos colaborativos, atividades de diagnóstico, simulados, chats... Isso tudo aconteceu porque além das diversas ferramentas tecnológicas os educadores dos Colégios da ACF contam com equipes especializadas em cada Colégio, que em parceria com a Administração Central, realizaram muitos momentos de capacitação.

Ninguém ama o que não conhece
O apoio técnico-pedagógico realizado pelas equipes dos laboratórios de informática dos Colégios da ACF favorece o contato do educador com os mais diversos recursos tecnológicos. Quando o educador passa a conhecer os recursos tecnológicos, um mar de possibilidades é aberto, afinal, quando se trata de tecnologia na educação, a parceria entre a equipe de tecnologia educacional e educadores é fundamental para o sucesso e viabilidade de qualquer projeto ou atividade.

Não existe receita mágica, os projetos e atividades são realizados com muito trabalho, tempo e dedicação. Cada projeto é um novo desafio, mas o que sempre tem acontecido é o enorme envolvimento de nossos estudantes. Coisas que para muitos é novidade, desafio ou simplesmente algo impossível, para eles é prática.

A descentralização e colaboração têm tido um papel muito importante na utilização do Ambiente Virtual. O ambiente proporcionou colocar em prática projetos descentralizados e ao mesmo tempo colaborativos. Isso coloca o estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, o estudante passa a ser um produtor de conteúdo, ele pesquisa diversas fontes e cria a sua própria opinião. Essa descentralização coloca o educador como mediador, motivador e muitas vezes provocador na interação do processo de ensino-aprendizagem.

Diante deste cenário, somos convidados a sair da posição de detentores absolutos do conhecimento e tornarmo-nos eternos estudantes prontos para desbravar o agitado mar da tecnologia.

sábado, 23 de maio de 2009

Noite de pizza

Pronto! Após 15 min em forno alto


Veja todas as etapas da montagem (com direito a borda recheada)


Ingredientes
1kg de farinha de trigo
500ml de água
100ml de leite
30g de femento biológico
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 colher de azeite

Modo de preparo
- Junte a água e o leite e leve para aquecer até mornar;
- Coloque o fermento e uma travessa e despeje a mistura de água e leite;
- Mexa até dissolver o fermento;
- Coloque o azeite, sal e açúcar
- Coloque a farinha e vá mexendo com as mãos até a massa não grudar mais;
- Faça quatro bolinhas e deixe crescer por três horas
- Abra a massa e coloque por 5 minutos no forno alto (na parte mais alta do forno)

Pronto, agora é só cobrir, levar o forno e servir!

- Asse na parte mais baixa do forno por aproximadamente 15 minutos

Pontos importantes:
- Use farinha de boa qualidade (Renata, Santa Rosa) - evite Sol e Dona Benta
- Aqueça o forno no por 40 minutos antes de assar a pizza

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pôr-do-sol no caótico trânsito de São Paulo

Pôr do sol - vista da ponte da Casa Verde

No caminho para casa não tive dúvida, registrei um belo pôr-do-sol. Não é com árvores e um lindo campo, mas é com prédios, rio sujo e muita poluição.

Também estou aproveitando para fazer o primeiro teste do Flickr no blog. Logo mais vou publicar uma comparação entre Flickr e Picasa.

Perca peso, ou....



Propaganda veiculada na Veja São Paulo.

domingo, 17 de maio de 2009

Ônibus elétrico



Essa foto foi de sábado, na região central de São Paulo. Quando eu era criança, andava nos ônibus elétricos que tinham a distribuição dos bancos que lembrava uma sala de estar, de vez enquando dava choque nos passageiros, soltava o contato do ônibus com a rede elétrica, mas era uma coisa única. Agora restam poucas regiões com esses ônibus, já estão muito mais modernos e a grande vantagem em relação aos demais, é o silêncio do motor e o conforto (desde qua não estejam lotados).

sábado, 16 de maio de 2009

Parque particular

Ontem (15/05) fui correr no Parque do Ibirapuera, cheguei por volta das 17h30. Fazia muito frio e garoava fraco.

Fiquei alguns minutos aquecendo e ninguém aparecia, comecei a correr e ninguém. Naquele momento o parque parecia ser somente meu. No trajeto, encontrei aproximadamente cinco pessoas, o parque estava totalmente vazio, lembrava aqueles filmes americanos de terror.

Só se ouvia o barulho das árvores balançando com o vento, experiência muito bacana.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Por um Brasil melhor!



Não reeleja ninguém!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lamborghini Gallardo LP 560-4



Resumo: Incrível

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Almoço no Pelé Arena



Destes pés nasceram mil duzentos e oitenta e três gols, três mundiais e uma lenda

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Lula no South Park



O presidente Lula fez uma participação especial em um dos episódios do South Park. É rápida, mas lá está o nosso presidente. Dalhe Lula!

A próxima empreitada é levar a Dilma Rousseff para participar.

Assista o episódio (o Lula aparece no final):


Consulta aos logs do Moodle via MSSQL

Query em Microsoft SQL (MSSQL) para exibir o conteúdo da tabela de logs (mdl_log) da base de dados do Moodle.

select a.action, a.ip, b.fullname, c.firstname,
DateAdd(ss, a.time, '19700101')
from acf_log a, acf_course b, acf_user c
where b.id = a.course and c.id=a.userid

terça-feira, 5 de maio de 2009

Esse veio do twitter (muito bom)

domingo, 3 de maio de 2009

Boog Burger - 01/05/2009



Boog Mamute - R$ 18,00
320g da mais nobre carne, dividido em dois hamburgers de 160g cada, queijo prato, cebolas caramelizadas, alface, tomate e maionese.
http://www.boogburger.com.br
Av. Engenheiro Caetano Álvares, altura do N. 1500

Capotamento na Z/L

Bravo Virtual, tudo em 4x sem juros