sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O caminho das pedras escorregadias da educação no Brasil

Hoje (04/09/2009) logo na home do site do estado está a matéria "1 em cada 4 futuros professores do País se forma em cursos ruins". No geral a matéria tenta explicar os motivos da baixa qualidade da educação no Brasil.

Segundo a reportagem, a quantidade de cursos de ruins de pedagogia aumentou de 28,8% para 30,1%. São 284 mil pessoas estudando para ensinar – pela porcentagem são 85.484 pessoas com a pior qualificação e “prontas” para o mercado de trabalho. Será que essas pessoas realmente têm interesse em ensinar alguma coisa para alguém? A resposta pode ser: algumas, muitas, enfim, pode haver muitas respostas sem fundamento. Para mim, a resposta é POUCAS.

Poucas pessoas realmente têm noção do desafio que é ensinar. Ser professor não é só trabalhar para receber o salário no final do mês, é uma MISSÃO! Claro que não é assim que a maioria enxerga. Nessa reflexão não penso em encontrar culpados por esse ou aquele problema, até porque a própria sociedade não valoriza o professor, até porque o governo não valoriza o professor, ninguém valoriza o professor!

Não tenho nenhum instrumento para comprovar meus questionamentos, nada além do que vejo e ouço em escolas, congressos, eventos... enfim, lugares onde existem pessoas ligadas à educação.
Muitas coisas precisam mudar para a educação no Brasil melhorar (até rimou), e uma delas é a qualidade dos cursos oferecidos pelas Faculdades e Universidades do Brasil, enquanto a formação dos professores for vista como mais um curso que gera receita para as faculdades, a coisa não vai sair do lugar, não vai adiantar o governo injetar milhões e milhões, a mudança não pode ser comprada como se fosse um produto em exposição na vitrine da Daslu, o primeiro passo é o próprio governo repensar os critérios de avaliação dessas faculdades, o outro é repensar a forma dos concursos, pois muitos professores ruins estudam muito para passar em concursos e conquistar a estabilidade, ou seja, essa pessoa não esta ligando em nada para a educação, está ligando para uma estabilidade e todos os seus benefícios.

O desafio é muito grande e talvez a concretização dessa missão fique para nossos netos ou bisnetos fazer acontecer.

0 comentários:

Bravo Virtual, tudo em 4x sem juros