segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Confira a agenda do investidor para a segunda semana de fevereiro

Confira a agenda do investidor para a segunda semana de fevereiro
08/02/2008 18:40
InfoMoney

SÃO PAULO - Dentro da agenda da segunda semana de fevereiro, os investidores estarão atentos às vendas ao varejo nos EUA, previstas para quarta-feira (13).

No cenário nacional, a ênfase fica para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de janeiro, que sairá também na quarta-feira. O indicador orientará novas percepções sobre o controle inflacionário neste começo de ano.

Veja as referências da semana
Na segunda-feira (11/2), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial em base semanal e o Banco Central publica o relatório Focus.

Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Industrial Regional referente ao mês de dezembro.

Nos EUA, não serão apresentados índices relevantes.

Na terça-feira (12/2), a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) publica o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente à primeira quadrissemana de fevereiro, enquanto a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do primeiro decêndio de fevereiro.

Além disso, o IBGE apresenta a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil e o Levantamento da Produção Agrícola, ambos indicadores referentes ao mês de janeiro.

Nos Estados Unidos, será revelado o Chain Store Sales, em base semanal, além das contas públicas (Treasury Budget) de janeiro.

Na quarta-feira (13/2), o principal evento no Brasil será a publicação pelo IBGE do IPCA e do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de janeiro.

O Instituto também apresentará a Pesquisa Industrial de Emprego e Salário de dezembro. Em complemento, o dia é marcado pelo vencimento de opções sobre Ibovespa.

Nos EUA, destaque para o indicador Retail Sales referente ao mês de janeiro, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

Ainda neste dia, serão anunciados os números semanais do MBA Purchase Applications, referente ao mercado de hipotecas, os estoques de petróleo norte-americanos e o Business Inventories de dezembro.

Na quinta-feira (14/2), não serão apresentados índices relevantes no Brasil.

Nos EUA, ênfase para a Balança Comercial de dezembro, além dos dados semanais referentes ao número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims).

No Japão, haverá o primeiro dia da reunião do Banco do Japão, para atualizar a taxa básica de juro do país. Neste dia, os diretores se reúnem para analisar os dados econômicos do período.

Na sexta-feira (15/2), a FGV divulga o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) referente ao mês de fevereiro.

Nos Estados Unidos, ênfase para os indicadores Export Prices e Import Prices, ambos do mês de janeiro. Os índices excluem de suas bases a produção agrícola e as cotações do petróleo, respectivamente.

Os investidores também estarão atentos aos números do setor industrial do mês de janeiro, medidos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

Ainda no país, o Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index de fevereiro. E o dia é também marcado pela publicação do Net Foreign Purchases de dezembro, além da preliminar do Michigan Sentiment referente ao mês de fevereiro.

E em seu segundo dia de reunião, o BoJ divulga a decisão sobre a taxa básica de juro do Japão.

Como começa a semana subseqüente?
Na segunda-feira (18/2), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial em base semanal e o BC publica o relatório Focus. Além disso, o IBGE divulga a Pesquisa Mensal do Comércio referente ao mês de dezembro.

Nesta data será apresentado também o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de fevereiro, além de ser dia do vencimento de opções sobre ações.

Nos EUA, será comemorado o President's Day. Assim, os mercados da região estarão fechados.

0 comentários:

Bravo Virtual, tudo em 4x sem juros