segunda-feira, 7 de julho de 2008

Risoto de tomate seco

No último sábado, 05/07/2008, fui fazer compras na Zona Cerealista de São Paulo - região formada por diversas ruas do lado oposto do Mercado Central de São Paulo, uma das principais ruas é a Santa Rosa - lá você encontrará tudo que existe de melhor em cereais, conservas, temperos, queijos, produtos orgânicos e vinhos. A maioria das lojas aos sábados fecha por volta do meio dia, algumas poucas ficam até as 15h.
O primeiro resultado da visita foi o risoto de tomate seco - detalhe o tomate seco é desidratado e sem tempero.

A receita é mais ou menos assim:

Caldo de legumes:
- Batata, cenoura, vagem e uma folha de louro (calcule de três a quatro partes por parte de arroz)

Risoto:
- Calcule meio copo americano de arroz arbóreo por pessoa (lá o quilo sai por R$ 3,50)
- Seguindo a proporção acima, coloque meio copo americano de tomate sedo desidratado picado por pessoa (R$ 20,00 o quilo) - eu fiz para seis pessoas e utilizei aproximadamente 200 gramas
- Cebola, alho, alho poró, sal, cheiro verde, manteiga e vinho branco

Preparo
Coloque os legumes em uma panela com água e deixe em fogo alto até ferver, em outra panela, coloque a manteiga e a cebola ralada, deixe alguns minutos e acrescente o alho picado, quando o alho estiver ficando amarelinho, coloque o arroz, alho poró, cheiro verde e o vinho. Mexa com uma colher de madeira até o vinho secar. Depois disso coloque a água do caldo verde e vá mexendo até ficar no ponto, durante o processo vá corrigindo o sal e acrescentado água aos poucos. Neste processo leva aproximadamente quarenta minutos de panela. O segredo é não colocar muita água de uma vez e sempre mexer.

Obs.: O arroz para o preparo não pode ser lavado.




0 comentários:

Bravo Virtual, tudo em 4x sem juros