sábado, 10 de janeiro de 2009

Perdi os cartões e documentos. E agora?

No dia 30/12/2008 fui ao Empório do Arroz (Zona Cerealista de São Paulo), fiz uma pequena compra e quando fui colocar as compras no porta malas do carro, minha carteira com minha CNH e alguns cartões, entre eles dois de crédito caiu. Obviamente que não percebi isso na hora. Retornei ao empório cerca de uma hora depois, conversei com o pessoal que trabalha lá e fui informado que um rapaz de boa aparência encontrou minha carteira e disse que iria deixar nos achados e perdidos do metro de São Paulo. Até hoje não existe nada meu no metro.

Enfim, o rapaz pode ter tentado utilizar algum cartão e como não conseguiu jogou tudo fora, pode ter entregado no metro e o mesmo estraviado, enfim, muita coisa pode ter acontecido.

O que me restou foi comunicar a perda dos cartões e tirar uma segunda via da minha carteira de motorista. Essa perda serviu para avaliar diversas empresas e o Poupa Tempo (local onde é possível tirar a segunda via da CNH).

O primeiro passo foi cancelar os dois cartões de crédito, procedimento realizado por telefone, o difícil é conseguir o telefone dessas instituições. Telefonei para 102 (telefônica) para tentar algum contato com a Mastercard - o telefone cedido não é gratuito e pior ainda não resolve nada. Depois de muitas ligações consegui chegar ao telefone dos cartões de crédito da Caixa. Na primeira tentativa o atendente me transferiu para uma música eterna, fui transferido para o Vale da espera aguniante até que a ligação caiu. Na segunda tentativa a pessoa que atendeu foi super atenciosa e resolveu o problema rapidamente realizando o bloqueio do cartão.

O outro cartão de crédito era do banco Santander, esse foi super rápido e o problema foi resolvido na primeira tentativa, realmente muito bom.

Os outros dois cartões eram de débito, ou seja, só funcionavam com senha. Não me preocupei muito com eles e só fui comunicar a perda no dia 02/01/2009.

No itau, tive que esperar em uma fila que demorou cerca de 30 minutos. Quando finalmente chegou a minha vez, o cancelamento do cartão foi realizado e a caixa me ofereceu um cartão provisório, achei fantástico o procedimento, realmente não esperava isso do itaú, muito bom mesmo. Em poucos minutos registrei a senha e sai utilizando o cartão.

Faltava apenas cancelar o cartão do Unibanco. Depois do surprendente atendimento no itaú, esperava que no unibanco a coisa fosse disso pra melhor, até então então o conceito do unibanco era melhor que do itau - para mim, é claro. Quando cheguei na agência da Avenida Ibirapuera, me dirigi ao andar do Uniclass pensando em ter um atendimento bacana. Caminhei até uma mesa localizada à esquerda do andar superior, uma jovem muito arrogante e prepotente me comunicou que o procedimento não poderia ser realizado porque aquela não era a minha agência, e pior ainda, disse que todos os procedimentos deveriam ser realizados com o cartão em mãos. Isso deixou o unibanco feio na fita. Um banco que não possui um bom sistema de cancelamento de cartões expoões seus clientes à possíveis golpes e coisas do tipo. Não pretendo solicitar um novo cartão ao unibanco, e logo irei cancelar uma conta que possuo desde 1998. É uma pena o unibanco ser esse lixo que é, realmente esperava mais.

Uma outra boa surpresa nessa história foi a realização do Boletim de Ocorrência via internet, o negócio realmente funciona e é muito rápido, o site para isso é www.policiacivil.sp.gov.br - ao contrário do unibanco a coisa aqui funciona.

Faltava apenas tirar a segunda via da CNH, fui ao Poupa Tempo de Santo Amaro, e além da grande espera nas filas, o procedimento é simples e dentro do possível rápido.

No geral, apenas o Unibanco funcionou de forma ruim, ou melhor não funcionou, nota zero para o Unibanco, muito ruim mesmo - isso porque minha conta é Uniclass, imagine uma conta comum, é capaz de ser tocado pra fora da agência a pauladas.

0 comentários:

Bravo Virtual, tudo em 4x sem juros