terça-feira, 7 de julho de 2009

Daqui pra frente



O mundo vai virar um grande “Big Brother”. Não vou aprofundar em pensamentos éticos ou filosóficos sobre esta questão, mas a privacidade está com seus dias contados.

É impossível frear o avanço técnológico. Este avanço que traz possibilidades jamais pensadas antes. Poucos conseguiriam vislumbrar algo como o que vivemos hoje. Entre todos os recursos tecnológicos, acredito que um dos que mais vem recebendo incrementos é o telefone celular.

No começo eram enormes, depois os melhores eram os menores. Hoje o tamanho sumiu de questão e o espaço é dos que conseguem fazer mais coisas com melhor qualidade, os chamados smartphones. A lista é grande: fotografar, filmar, enviar sms, e-mails, ouvir música, assistir tv e até telefonar.

A reflexão que vou fazer durante algum tempo, é como essas tecnologias podem ser incorporadas no nosso dia-a-dia. Seja no trabalho, na escola, na rua ou para entretenimento. O que podemos tirar de bom de tudo isso?

Um coisa é certa: Não tem como fugir. Essa é a nova realidade. Uma realidade que não será freada pelos mais conservadores ou com o controle criado pelo governo chinês. O avanço tecnológico é uma onda que quando se depara com algum obstáculo, volta mais forte. Forte ao ponto de sobrepor tudo aquilo que se chamava de avançado.

Neste primeiro momento nada será aprofundado, nem mesmo a conceituação sobre tudo isso. Ainda tem muito que ser pesquisado, mas as questões terão conceitos e práticas, pensar e agir.

E sobre o mundo virar um grande Big Brother, isso é real. Testei recentemente uma ferramenta que permite fazer transmissões de vídeo do celular para a internet, o destaque é que a transmissão foi ao vivo. Esse é apenas um dos recursos disponíveis atualmente. Muita coisa vem por ai, e o importante não vai ser conhecer todas as ferramentas, mas saber o que fazer com elas.

0 comentários:

Bravo Virtual, tudo em 4x sem juros