terça-feira, 21 de julho de 2009

Quando menos é mais

Apple com IPhone e Research In Motion (RIM) com os BlackBerries vendem 3% dos celulares do mundo todo. Já quando o assunto é lucro, elas possuem 35% do volume de dinheiro em venda de celulares.

As margens são muito maiores que dos demais fabricantes (Nokia, Motorola, LG, Samsung...). No livro "A Cabeça de Steve Jobs" existem alguns números da margem de lucro da Apple em um computador e a margem da Dell. A Dell tem que vender muitos computadores para atingir o mesmo valor que a Apple consegue em apenas um.

Posicionamento de mercado puro. É o conceito que o livro "Estratégia do oceano azul" apresenta. A Apple e a RIM não concorrem com os demais fabricantes, elas vendem coisas diferentes dos demais, o valor do que estão vendendo não está no aparelho, está no que a marca representa para os consumidores e o que representa possuir um aparelho fabricado por essas duas empresas.

Eu continuo com o meu Nokia, mas tem horas que penso em um iPhone. Talvez quando a câmera do iPhone melhorar, seja a hora de migrar.
Veja também




0 comentários:

Bravo Virtual, tudo em 4x sem juros